segunda-feira, 4 de julho de 2011

2 - Transcrição do RNA

Síntese de RNA: consiste na síntese de moléculas de RNA mensageiro (mRNA), RNA ribossomal (rRNA) e RNA de transferência (tRNA), a partir da molécula de DNA.



RNA: formado por uma fita simples, possui Uracil no lugar de Timina

O RNA é produzido no núcleo da célula (em seres eucariontes). Seres procariontes não tem núcleo, então transcrição e tradução, ocorrem no mesmo compartimento. 
  
Os fatores de transcrição (auxiliares da RNA polimerase) são responsáveis por romper as ligações de hidrogênio entre as bases nitrogenadas dos dois filamentos de DNA. Possibilitando deste modo a formação de duas cadeias simples de DNA, uma das quais servirá de molde para a síntese do RNA. Os fatores de transcrição também ajudam a posicionar a RNA polimerase corretamente na região promotora do gene.

A enzima RNA polimerase entra em ação, sintetizando a nova fita de RNA através do acréscimo de nucleotídeos. Ao final a enzima destaca o filamento de RNA formado a partir do DNA e volta a unir as duas cadeias de DNA.
* em contraste com as bactérias que contém só um tipo de RNA polimerase, as células eucarióticas contém 3 tipos de polimerase: RNA polimerase I, II, III. 
A RNA polimerase I e III transcreve para os genes que codificam para RNAt (transportador), RNA ribosomal e vários pequenos RNAs. RNA polimerase II transcreve para a maioria dos genes, incluindo todos aqueles que codificam para proteínas. 



Transcrição em eucariotos (Splicing):

A molécula produzida por transcrição (transcrito primário) nos eucariotos contém Éxons (sequência codificante) e Íntrons (sequência não codificante).
- Splicing: antes da molécula de RNA ser traduzida em proteína, as duas extremidades da molécula de RNA são modificadas, os íntrons são removidos, por uma reação de RNA splicing, e o RNA resultante é transportado do núcleo ao citoplasma.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário